Robinson – R44 Raven II

O Robinson R44 é um helicóptero monomotor a pistão de pequeno porte projetado para transporte executivo, passeio, turismo, coberturas jornalísticas e policiais. Projetado e fabricado em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 1990 pela Robinson Helicopter Company, que é atualmente um dos maiores fabricantes de helicópteros do mundo. Desde sua criação na década de 1970, a companhia já fabricou mais de 10.000 unidades de helicópteros de diversos modelos, entre R22, R44 e R66, sendo o R44 o principal modelo de aeronave fabricado pela empresa e também o mais vendido, com mais de 5.000 unidades fabricadas. No decorrer do tempo, a Robinson foi fabricando versões melhores como a R44 Raven, com comandos de voo hidráulicos, reduzindo a necessidade de força do piloto para controlar a aeronave. A versão mais recente e moderna é a R44 Raven II, lançada em 2003, com a introdução do sistema de injeção eletrônica de combustível no motor Lycoming. Atualmente, com as novas tecnologias de telas em led, a empresa instalou o Glass Cockpit, com telas totalmente digitais.


Assentos: 1+3
Peso Bruto Máximo: 1134 kg
Peso vazio aproximado: 683 kg
Carga Útil
: 320 kg
Combustível Máximo:
190 Litros
Alcance Máximo:
aproximadamente 560 km
Velocidade de cruzeiro no peso bruto máximo:
200 km/h

Velocidade Máxima: 240km/h
Motorização:
 Lycoming IO-540, 6 cilindros injetado.
Potência : 245hp para a decolagem e 205hp contínuo
Tipo de combustível: Avgas 100LL

Robinson – R66 turbine

Anunciado em 2007, o Robinson R66 Turbine é o projeto da Robinson Helicopter Company para ser o primeiro helicóptero da marca que utiliza como motorização uma turbina. Além de expandir sua gama de produtos, o Robinson R66 Turbine foi o primeiro helicóptero a turbina do mercado considerado de fácil acesso, devido a sua simplicidade e baixo custo de fabricação. O preço desse helicóptero é considerado baixo quando comparado aos helicópteros dos concorrentes e por isso grande parte dos proprietários de um Robinson R44 acabaram migrando para o Robinson R66 Turbine, buscando maior potência e economia nas operações. Com capacidade para cinco lugares e um compartimento de carga separado, sua força vem do motor Rolls-Royce RR300 turboshaft. O Robinson R66 Turbine é um pouco mais rápido e mais suave do que seu antecessor, o Robinson R44. O Robinson R66 Turbine mantém muitas das características do projeto Robinson R44, incluindo um sistema de duas pás de rotor e cíclico do tipo barra em “T”, porém com uma configuração maior de cabine. O desempenho em maiores altitudes, o quinto assento e o amplo compartimento de bagagem são as características que mais chamam atenção no Robinson R66 Turbine. Quanto às últimas atualizações, além do Glass Cockpit, o tanque auxiliar veio proporcionar maior autonomia ao R66.


Assentos: 1+4
Peso Bruto Máximo: 1225 kg
Peso vazio aproximado: 581 kg
Carga Útil
: 420 kg
Combustível Máximo:
282 Litros
Alcance Máximo:
aproximadamente 630 km
Velocidade de cruzeiro no peso bruto máximo:
200 km/h
Velocidade Máxima: 260 km/h
Motorização:
 Rolls-Royce RR300
Potência: 300 shp turboshaft, reduzido para 270 shp para decolagens e 224 shp contínuo
Tipo de combustível:  JET-A1

Open chat